Porque é que o Mar Morto tem esse nome?

Na verdade, o Mar Morto não é propriamente um mar e sim um grande lago com dimensões de 82 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura.

O Mar Morto, que banha Israel, a Cisjordânia e a Jordânia, é um lago salgado cujas margens estão mais de 400 m abaixo do nível do mar, sendo o ponto mais baixo em terra seca do planeta. Sua famosa água hipersalina facilita a flutuação, e a lama negra rica em sais minerais é usada em tratamentos terapêuticos e estéticos nos resorts da região. O deserto ao seu redor oferece muitos oásis e locais históricos.
Elevação à superfície: -430 m
Área: 605 km²
Comprimento: 50 km
Largura: 15 km
Volume: 114 km³
Afluentes: Rio Jordão


Qual é a profundidade do Mar Morto?
306 m

Por que tem muito sal no Mar Morto?
Porque, nos últimos 10000 anos, seu nível de evaporação tem sido maior que o de reposição. Com o sal não se evapora com água, a concentração aumenta. ... Isso faz com que o Mar Morto tenha uma concentração de sal até dez vezes maior que a dos oceanos

Qual é a densidade do Mar Morto?
Na realidade, o Mar Morto é um grande lago com uma área de aproximadamente 1050 km2; esse é abastecido pelo rio Jordão. A grande quantidade de sal faz com que a densidade da água seja muito alta. Essa característica atrai turistas do mundo inteiro, em face do fato de as pessoas flutuarem com muita facilidade.

Porque não se pode nadar no Mar Morto?
A água do Mar Morto é extremamente salgada; possui dez vezes mais sal do que a água dos oceanos. ... Agora, acho que você entendeu porque não se pode nadar em qualquer parte do Mar Morto. Ele não é como um mar comum, que você chega, nada e vai embora.

Porque ninguém consegue afundar nas águas do Mar Morto?
Ninguém afunda no Mar Morto. Um lugar inóspito em que peixes e plantas não existem e cuja concentração de sal na água é 8,6 vezes maior que a dos oceanos. ... No Mar Morto o visitante é capaz de flutuar em posições impensáveis sem afundar, exatamente por causa do sal.

Por que o Mar Morto tem esse nome?
Porque o excesso de sal nas suas águas torna a vida praticamente impossível por ali. Com exceção da bactéria Haloarcula marismortui, que consegue filtrar os sais e sobreviver nesse cemitério marítimo, todos os organismos que chegam ao mar Morto morrem rapidamente

Porque não existe vida no Mar Morto?
- O Mar Morto está secando por causa da sua elevada taxa de evaporação e da utilização excessiva das águas do Rio Jordão, que diminui o seu abastecimento; - Em sua superfície, o Mar Morto tem seis vezes mais sal por metro quadrado do que os oceanos. Em 95 metros de profundidade, ele chega a ser 10 vezes mais salgado!

 

 


fonte: Redação

 

 

Tecnologia

More Articles