Fundo Internacional formaliza apoio ao projeto de Mobilidade da Região da AMFRI

O Global Infrastructure Facility (GIF), um fundo internacional que gerencia recursos para investimentos em infraestrutura, com sede em Washington, encaminhou nessa segunda-feira (25) carta ao presidente da AMFRI, Fabrício Oliveira, formalizando o seu apoio ao projeto de implantação do Sistema de Transporte Coletivo Regional – STCR de nossa região. Os trabalhos serão conduzidos pelo Banco Mundial em conjunto com o International Finance Corporation (IFC), sendo o financiamento a fundo perdido suportado pelo GIF com recursos da ordem de 392 mil dólares, cerca de R$ 1,5 milhão.

O GIF tem um rigoroso processo de seleção e apoia atualmente apenas cinco projetos no Brasil, todos de grande porte. O diferencial do projeto apresentado pela AMFRI é a forma de gestão proposta para o sistema, que se dará através de um consórcio intermunicipal criado para esta finalidade, o CIM-AMFRI. O consórcio é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento e possibilita o verdadeiro empoderamento regional.

O Sistema de Transporte Coletivo Regional é composto de onze linhas integradas que possibilitarão o deslocamento em transporte coletivo entre os municípios que compõem a região.

“A atuação da AMFRI na condução do processo de submissão da proposta ao GIF foi determinante para a implantação deste projeto que pretende ser um marco na mobilidade de nossa região, ofertando um transporte eficiente, seguro e confiável que atenderá às expectativas de nossa população e elevará à AMFRI ao padrão de região de classe mundial. Pensar a região como um todo é uma busca constante que temos empreendido, uma vez que muitas das nossas soluções são regionais. O reconhecimento por instituições mundiais a projetos como este mostra que estamos no caminho certo”, salientou Fabrício Oliveira, presidente da AMFRI.

O Sistema de Transporte Coletivo Regional é resultado direto dos projetos desenvolvidos pelo INOVAMFRI, sendo que o apoio de organismos internacionais como o Banco Mundial, o IFC e o GIF comprovam a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Segundo Paulo Bornhausen, presidente do Conselho Consultivo do INOVAMFRI “Os recursos investidos pelo GIF equivalem ao dobro dos recursos dispendidos pelo Governo do Estado no projeto de Mobilidade do INOVAMFRI, isto nos mostra a dimensão do projeto que iniciamos em 2015, cujos frutos começam a ser colhidos agora em benefício de toda a região”.

Nos próximos dias as equipes do Banco e da AMFRI traçarão o cronograma dos trabalhos, cuja previsão de conclusão é de apenas 6 meses e traz a expectativa de início de operação em agosto de 2020.

 

 

 

 

 


fonte: Diretoria de Comunicação
Jornalista: Ivan Rupp
Foto: Divulgação

Notícias, Dicas & Informações de Santa Catarina

More Articles

Curiosidades da história

More Articles