Depois de vencer o prêmio 'Projeto Inovador", Imbituba ganha destaque nacional na Veja, Terra e Exame como exemplo em eficiência e inovação

Um dos destinos turísticos mais procurados de Santa Catarina, em Imbituba os costões, praias, lagoas, rios, dunas e morros criam uma paisagem exuberante.

O lugar, que é conhecido mundialmente por ser um convite à prática de esportes, aventuras, observação de baleias, pesca e de descanso, agora também tornou-se um exemplo de inovação.

Bruno e Rosenvaldo receberam o prêmio nacional 'Projeto Inovador", no Paraná. - Foto: Divulgação / A Hora

Depois de vencer o prêmio nacional 'Projeto Inovador" da Rede Cidade Digital, no Paraná, nesta semana a cidade novamente ganhou destaque nacional, desta vez no Portal Terra, no site da revista Veja e no da revista Exame. Isso porque a prefeitura da cidade adotou a plataforma 1Doc para o Protocolo Online e hoje é exemplo em eficiência no atendimento das demandas da população e de economia nos recursos públicos.

De acordo com o prefeito do município, Rosenvaldo Júnior (PT), os documentos da cidade ficam na nuvem, online, e o papel foi extinto nos processos da administração do município. Cerca de 3 mil documentos são assinados digitalmente todos os meses, eliminando a impressão e a lentidão na tramitação dos documentos.

"Dessa forma, os servidores reduzem o uso de papel, aumentam a produtividade, agilizam a rastreabilidade dos documentos e, principalmente, melhoram a transparência da administração. Em seis meses o município já poupou aos cofres públicos mais de R$100 mil só com papel", informa o gestor do município.

Segundo o Secretário de Administração, Bruno Pacheco da Costa, no setor de protocolo, que é onde nascem todos os processos, as filas diminuíram em mais de 60%.

"A entrada de todos os processos é feita via protocolo. Antes, todos os processos eram tramitados em papel causando ineficiência. Hoje com a 1Doc, todos os processos são abertos digitalmente, nada é perdido ou extraviado, tudo funciona eletronicamente e é resolvido dentro do prazo", comemora Costa.

"Implantamos o projeto Protocolo Online em maio deste ano. Para ser justo, agradeço a secretária de Administração da época, Camila Pires Fermino, que deu todo apoio para que eu, junto ao servidor Wagner Olegário, do setor de Tecnologia da Informação elaborássemos o termo de referência para licitarmos o sistema. Agradeço ao também ao Wagner e ao Patrick Salles Rebelo por serem parceiros e, juntos, percorrermos todas as secretarias. E, por fim, parabenizo o Prefeito Rosenvaldo Júnior por dar todo suporte necessário, por acreditar na inovação", credita Bruno.

Para o comerciante da cidade, Danilo Farias Vieira, a iniciativa diminuiu a burocracia e facilitou a vida dos cidadãos. Tudo que é feito do papel, pode e deve ser feito eletronicamente.

“Em qualquer pedido feito para a Prefeitura, o cidadão pode pedir de casa, ou seja, não é preciso de deslocar fisicamente até a prefeitura. Na prática, a prefeitura vai estar na casa do cidadão 24h por dia”, afirma Jéferson Castilhos, fundador da 1Doc.

Sobre a 1Doc

A 1Doc é uma plataforma em nuvem da Softplan que auxilia os servidores públicos a organizar o trabalho, a se comunicar melhor e a atender as demandas da população com maior eficiência, transparência e engajamento.

Além de substituir o papel a partir do registro das demandas internas e externas dos órgãos, a ferramenta monitora o andamento das rotinas diárias em cada setor do órgão, dando total transparência de onde estão as informações e quando deve ser resolvido.

 

 

 



Fonte: Portal A Hora

Notícias, Dicas & Informações de Santa Catarina

More Articles

Curiosidades da história

More Articles