Monitoramento e emissão de alertas da Defesa Civil resultam em mais segurança para os catarinenses

Desde o início de 2018, o projeto de Proteção e Defesa Civil em implantação pelo Estado se tornou perceptível e operacional. No Sul de Santa Catarina, em Araranguá, foi entregue o radar móvel, destinado a cobrir a região. Com esta ação, o Estado passa a ter a cobertura total de radares meteorológicos.

Em conjunto, foi adquirida e instalada a antena de captação de imagens do satélite GOES 16 (Geostationary Operational Environmental Satellite). Os dados fornecidos pelos radares, imagens de satélite, estações de superfície e os modelos meteorológicos de alta resolução, a qualidade da previsão de curtíssimo prazo e emissão de alertas para a população tiveram um ganho exponencial. Possibilitando, assim, o monitoramento mais rápido para a emissão de alertas, resultando em mais segurança para a população.

 
Neste ano, foram instalados 41 kits de transposição de obstáculos (pontes) em cidades atingidas por desastres naturais. A ação é realizada em parceria com o município, que constrói as cabeceiras e finaliza os acessos. O kit é de concreto, pré-fabricado, custa cerca de 50% de uma ponte convencional e pode suportar até 70 toneladas. Substitui as pontes antigas danificadas pelo tempo ou pela força de enxurradas. Desde 2013, a Defesa Civil SC já instalou 356 kits em Santa Catarina.

Apoio aos Municípios

A cada evento meteorológico intenso, a Defesa Civil de Santa Catarina presta o apoio aos municípios. Dentre as ações de resposta, os kits de Assistência Humanitária.

Item de assistência humanitária

Quantidade fornecida pelo Estado em 2018

Acomodação casal
257

Acomodação solteiro
613

Água potável garrafa de 5 litros
3544

Cesta básica 7 dias
1093

Colchão casal
470

Colchão solteiro
1008

Cumeeiras
354

Kit de higiene
724

Kit de limpeza
785

Prego (kg)
58

Telhas 4 mm
21776

TOTAL
30682

Fonte: Secretaria de Estado da Defesa Civil. Atualizado em 23 de outubro de 2018.

Neste ano, a Defesa Civil catarinense realizou a entrega de 42 casas modulares para famílias atingidas por eventos meteorológicos ou que foram retiradas de áreas de risco. As casas são compostas por dois quartos, sala/cozinha, banheiro e área de serviço e possuem cerca de 40 metros quadrados.

Município

Número de casas modulares entregues em 2018

Ituporanga
06

São Miguel do Oeste
01

Ponte Serrada
25

Lindóia do Sul
03

Tijucas
07

TOTAL
42

Fonte: Secretaria de Estado da Defesa Civil. Atualizado em 31 de outubro de 2018.

Eventos e capacitações

Os eventos e capacitações realizados tiveram como objetivo ampliar o conhecimento sobre ações relacionadas à Defesa Civil como forma de transmitir uma cultura de prevenção contra os desastres naturais e minimizar os impactos gerados. Nos cursos ministrados nas escolas, os professores recebem capacitação, sendo acompanhadas pelos Coordenadores Regionais da Defesa Civil SC.

Na área de produtos perigosos, nosso estado também é referência. A SDC realiza eventos e treinamentos para capacitar os gestores tecnicamente na manipulação, transporte e fiscalização de produtos perigosos. Da mesma forma para preparar a população para agir e saber quem acionar nessas situações.

Em maio, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) fez a entrega, em Florianópolis, do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD). O complexo sedia a estrutura administrativa e operacional da Defesa Civil de Santa Catarina.

O Centro firma o papel de integração, estreitando os laços entre todas as agências de governo. No período entre julho e novembro de 2018, mais de 7 mil profissionais passaram por capacitação com o apoio da estrutura da Defesa Civil catarinense. Os treinamentos ocorreram em seminários, palestras e videoconferências, resultando em economia de recursos em deslocamentos e diárias.

Alerta no celular

Com a cobertura total de radares meteorológicos e acompanhamento por satélite, os alertas passaram a ser mais antecipados e assertivos. Até novembro, foram enviados 1403 alertas via SMS para a população dos 295 municípios do território catarinense sobre eventos climáticos. Destes, 909 relacionados a chuvas intensas (total de 65%), 188 a granizo, 123 de alagamentos, 103 de vendaval, 54 de deslizamentos, 21 de enxurradas e cinco de inundações.

O serviço é gratuito e está disponível para todas as re­giões cadastradas. Para receber o SMS, o cidadão só precisa fazer o cadastro enviando uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse. Até o momento, 379.492 celulares foram cadastrados.

Mapeamento de risco

A SDC realizou a entrega da setorização de riscos para todos os municípios de Santa Catarina. A ação foi resultado de uma parceria entre Governo do Estado e a União, por meio da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). No trabalho, ainda em andamento, é realizada a elaboração de setorização de riscos geológicos para 185 municípios, pré-cartas (238 municípios) e cartas (40 municípios) de suscetibilidade de escorregamentos e desmoronamentos. O encerramento dessas ações deve ocorrer no fim de 2019.

Operações

O CIGERD de Florianópolis, articulado para atender os mais diversos incidentes, conta com uma ampla estrutura tecnológica e operacional. A ações são na área de mitigação, preparação, resposta e recuperação. A atuação é conjunta de todos os órgãos de Governo, de forma transversal, por meio dos Protocolos de Ações Conjuntas - PAC.

Neste ano, dentro do conceito de agência integradora, a SDC realizou uma série de operações que tiveram reflexos diretos na vida das pessoas. Podemos citar: Operação Rota Segura (Greve dos Caminhoneiros), Operação Átomo, Operação Eleições, Monitoramento Ciclone Extratropical, Operação Primavera, entre outra.

Neste contexto, foi realizada pela primeira vez, a Operação Primavera. O objetivo foi preparar o Estado para o período onde ocorrem os maiores eventos climatológicos. Foram desenvolvidas ações sociais, capacitações, treinamentos com a população, apoio a municípios atingidos e uma série de outras atividades.

 

 

 

 


fonte: Secretaria de Estado da Defesa Civil - SDS
Flávio Vieira Júnior
Foto: Defesa Civil/SC

Saúde & Bem Estar

More Articles

Curiosidades da história

More Articles

Tecnologia

More Articles