Estudantes da rede estadual embarcam aos EUA pelo Programa Jovens Embaixadores

Dois Estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina embarcam aos Estados Unidos nesta sexta-feira, 11, para participarem de um intercâmbio nos Estados Unidos, durante três semanas, por meio do Programa Jovens Embaixadores 2019. Eles estão entre os 50 brasileiros selecionados já reunidos em Brasília.

Emocionada, Camila Ceruti conta que, além de viajar pela primeira vez de avião, deseja aprender para inspirar outros jovens. "Estou indo com o coração e a mente abertos porque eu quero aprender muito, quero conhecer pessoas novas para trazer minha experiência para cá e inspirar mais jovens a participarem", diz a estudante, recém formada no 3º ano do ensino médio do CEDUP Hermann Hering, em Blumenau.

Para Bruno Gabriel Alves dos Santos, 17 anos, aluno do 3º ano da EEB Professora Luiza Santin, em Chapecó, a experiência já está sendo proveitosa pela interação com pessoas de outras regiões do país. "Está sendo ótimo o convívio com todos e espero me envolver cada vez mais ao longo do programa", destaca.

Um dos critérios para se inscrever na iniciativa é a realização de trabalho voluntário. Bruno se envolveu na reestruturação da sala de informática da escola em que estuda. Já Camila, no Centro de Recuperação Nova Esperança, em Chapecó, entidade para ex-dependentes químicos, onde participou da arrecadação de roupas e alimentos, venda de ingressos para eventos beneficentes e organização de outras atividades.

De acordo com a coordenadora do programa na Secretaria de Estado da Educação, Luzia Madalena Leite, a oportunidade, além de incentivar a participação em trabalhos voluntários, proporciona enriquecimento cultural.

Sobre o Programa

O Programa é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. Este ano, 17 mil estudantes brasileiros se inscreveram, sendo dois de Santa Catarina. O grupo de 50 jovens embarca para os EUA no dia 11 de janeiro de 2019 com retorno previsto para 2 de fevereiro. Durante estas três semanas, os alunos ficarão hospedados em casa de americanos, frequentarão escolas públicas da região e participarão de excursões interculturais.

 

 

 

 


fonte: Gov SC

Saúde & Bem Estar

More Articles

Curiosidades da história

More Articles

Tecnologia

More Articles