Hackathon 2019 é lançado na abertura do Startup Summit

Estão abertas as inscrições para o Hackathon 2019 do Governo do Estado. O lançamento oficial da terceira edição da competição ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15, durante o Startup Summit 2019, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis.

Na abertura do evento, o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, destacou que o Estado quer incorporar de maneira crescente a cultura da inovação no dia a dia da Administração Pública.

"Nós queremos abrir as portas do Governo para que desenvolvedores, designers, profissionais e estudantes possam nos ajudar a resolver problemas, enfrentando desafios nas áreas de Saúde e Educação, que são vitais para o serviço público", afirma Tasca.

O Hackathon, uma junção das palavras hackers (desenvolvedores na área de tecnologia) e marathon (maratona em inglês), neste ano, terá como foco a busca de soluções para serviços digitais nas áreas da Saúde e Educação públicas.

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, profissionais da área de desenvolvimento de softwares, designers e programadores serão desafiados a encontrar soluções tecnológicas que facilitem a vida dos cidadãos. No fim da competição, as equipes apresentam as criações. O objetivo é chegar a projetos ou produtos que sejam de execução viável pelo Estado, gerem economia aos cofres públicos, agilidade no acesso e obtenção do serviço pelos usuários.

Promovida pela Secretaria de Estado da Administração, com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), em parceria com o grupo VIA da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Fundo de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a maratona será realizada nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2019, nas dependências do Ciasc, na Capital.

As equipes vencedoras serão premiadas pelo desenvolvimento do serviço de acordo com a análise do interesse e viabilidade das criações . “A proposta do governo, por meio da competição sadia de uma maratona, é instigar os profissionais da área da tecnologia e inovação a criarem ferramentas que possam resultar em melhorias na entrega dos serviços de Saúde e Educação às pessoas”, explica o secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

Previamente ao início da competição, as equipes inscritas terão acesso aos principais serviços e demandas das secretarias de Educação e Saúde, para que possam desenvolver suas ideias a partir das necessidades de cada área. Durante a execução dos trabalhos, as equipe são acompanhadas por mentores e especialistas que atuam balizando a viabilidade e a conveniência das ideias apresentadas.


Nesta quinta e sexta feiras, 15 e 16 de Agosto, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, na Capital, acontece o Startup Summit, que reúne empreendedores na área de tecnologia em uma grande feira de acesso a negócios e troca de experiências. No local, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração e Ciasc, montou um estande com informações e inscrições para o Hackathon 2019. O objetivo do espaço é divulgar a programação do Hackathon entre os participantes e profissionais de inovação e tecnologia presentes no evento.

Quem quiser saber mais sobre a maratona e se inscrever, basta acessar o site sc.gov.br/hackathon.

Startup Summit 2019
O Startup Summit 2019 é um projeto do Sebrae SC e Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), com apoio do Governo de Santa Catarina e segue até sexta-feira, 16, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. "Temos vários servidores participando do Estado, porque queremos absorver o máximo possível dessa cultura da inovação", Tasca.

São diversos atores dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo do país para debater o setor, gerar negócios e compartilhar conhecimentos. Os mais de quatro mil participantes têm acesso a uma feira de negócios, um palco com grandes nomes do empreendedorismo nacional e sete trilhas paralelas de conteúdo. A programação completa está no site do evento.

O Startup Summit faz parte do Floripa Conecta, um conjunto de 35 eventos interconectados de tecnologia, gastronomia, design, marketing, música e turismo. A iniciativa tem o apoio do Governo de Santa Catarina.

 

 

 

 


fonte: 
Krislei Oechsler
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Administração - SEA
Fotos: Julio Cavalheiro/ Secom

Saúde & Bem Estar

More Articles

Curiosidades da história

More Articles

Tecnologia

More Articles