6 PONTOS IMPORTANTES PARA CONFERIR ANTES DE PREPARAR UM PEIXE

 

Seja qual for a forma que você escolher para pegar seu peixe aqui na Costa Verde & Mar, seja no mar, em uma lagoa ou mesmo em uma peixaria, é importante prestar atenção em alguns detalhes antes de preparar a sua receita.

 

Preste atenção no couro do peixe. Veja se por debaixo das escamas está brilhante e, se estiver opaca, não é indicado o consumo.

Escamas firmes são importantes. Se você puxar uma delas e ela soltar facilmente é um indício de decomposição.

Olhos brilhantes. Este é o mais popular, mas sempre é bom lembrar. Eles precisam estar em cores vivas. Se estiverem cinzas ou esbranquiçados, já não devem ser consumidos.

Guelras vermelhas. Também conhecidas como brânquias, esta parte que fica atrás da cabeça deve estar na cor mais avermelhada possível. Tons rosados ou brancos indicam sinal de má qualidade.

Musculatura firme. Aperte a barriga do peixe e veja se está consistente, sendo que o ideal é seu dedo fazer uma marca que deve sumir em pouco tempo. Caso o couro não volte ao normal, é melhor procurar outro peixe.

Deve ter cheiro de peixe. Apesar de forte, o odor natural deve ser parecido com maresia (água salgada) ou terra molhada (água doce).

 

 

 


fonte: Costa Verde & Mar