Semana com chuva persistente em Santa Catarina

A chuva persistente em Santa Catarina já causou alguns danos no Estado, nesta quarta-feira, 10. Em Florianópolis, por exemplo, o volume de chuva nas últimas 24 horas superou 120mm e provocou pontos de alagamentos na via pública.

A Defesa Civil Municipal atendeu até o momento 15 ocorrências, sendo dez deslizamentos, três quedas de muros e duas quedas de árvores. Uma residência foi interditada. Três pessoas precisaram sair de casa provisoriamente. O Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil municipal fizeram os atendimentos.

Já em São José, três casas foram interditadas e sete pessoas desalojadas. Houve ainda seis muros com risco de desabamento e um deslizamento de talude atingindo residência. Em São João Batista, uma menina de 8 anos perdeu a vida após ser atingida por uma árvore. Outra de 13 anos teve ferimentos leves. Ela foi atendida pelos bombeiros e Samu. A Defesa Civil Municipal também foi acionada.

Conforme o relatório realizado pela Diretoria de Resposta aos Desastres das 17h desta quarta,10, sete municípios tiveram ocorrências devido a chuva. Houve registro em Imbituba, Serra do Rio do Rastro, Florianópolis, Braço do Norte, São José, São João Batista e Biguaçu. Dez pessoas ficaram desalojadas (saíram de casa provisoriamente), 34 afetadas e oito residências atingidas. Uma criança morreu e outra ficou ferida em São João Batista. A Defesa Civil distribui 4 rolos de lona até o momento.

 

PREVISÃO

A previsão é de chuva persistente no litoral catarinense, especialmente entre Florianópolis a Laguna, até sexta-feira, 12. Nas últimas 24 horas já choveu 123 mm em Florianópolis. O sistema é influenciado por uma área alongada de baixa pressão no litoral.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL/SC

Alagamentos/inundações: Evite o contato com a água e não dirija em lugares alagados. Não transite em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Observe qualquer movimento de terra ou rochas próximos de sua residência, inclinação de postes, árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Acompanhe as informações oficiais do governo, como o site da Epagri/Ciram e Defesa Civil SC. Também siga nas redes sociais como o Instagram, Twitter e Facebook os alertas publicados. Receba no seu celular os alertas por meio de mensagem de texto (SMS). Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito.


PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC - EPAGRI/CIRAM
Chuva segue até sexta-feira em SC

Quarta-feira (10/01):

Tempo: no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste presença de sol entre nuvens, com pancadas de chuva no período da tarde e noite. Do Planalto ao Litoral o tempo continua instável com chuva por alguns momentos, especialmente no Litoral e sobretudo com maiores volumes da Grande Florianópolis a Laguna.
Temperatura: mais elevada no Oeste e amena na maior parte do Estado.
Vento: nordeste do Oeste ao Litoral Sul e de leste e nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.
Sistema: fluxo de umidade em médios e altos níveis da atmosfera sobre o PR e SC com cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o litoral Sul do Brasil. Circulação marítima (fluxo de umidade) em baixos níveis da atmosfera no Litoral e norte de SC. Convecção isolada à tarde no Oeste e Meio Oeste.
--------------------
Quinta-feira (11/01):

Tempo: no Oeste e Meio Oeste sol entre nuvens com pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite. Nas demais regiões, predomínio de nuvens e chuva fraca a qualquer hora do dia, especialmente no Litoral.
Temperatura: mais elevada no Oeste e amena nas demais regiões.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: Sistema de alta pressão no RS e no Oeste de SC, com convecção isolada à tarde no Oeste e Meio Oeste. Cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o litoral Sul do Brasil.
--------------------
Sexta-feira (12/01):

Tempo: do Oeste ao Planalto Sul presença de sol em boa parte do dia, com pancadas isoladas de chuva na tarde e noite no Meio Oeste e Planalto Sul. No Planalto Norte, Litoral e Vale do Itajaí, variação de nuvens com chuva e aberturas de sol no decorrer do dia, devido ao afastamento das áreas de baixa pressão para o oceano.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, com variações de noroeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderada.
--------------------
Sábado (13/01):

Tempo: mais encoberto com chuva fraca por alguns momentos no Litoral Norte, próximo ao PR. Na maior parte de SC sol com algumas nuvens e chuva isolada à noite no Planalto Norte e Meio Oeste próximo ao PR.
Temperatura: elevada em todas as regiões.
Vento: nordeste passando a sudeste, fraco a moderado.
--------------------
Domingo (14/01):

Tempo: mais encoberto com chuva fraca por alguns momentos no Litoral Norte, próximo ao PR. Na maior parte de SC sol com algumas nuvens e chuva isolada à noite no Planalto Norte e Meio Oeste próximo ao PR.
Temperatura: elevada em todas as regiões.
Vento: nordeste passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 15 a 25 de janeiro de 2018

Maior parte do período com chuva em SC, melhor distribuída em todas as regiões de 15 a 18/01 - devido ao fluxo de umidade do norte do Brasil em direção ao PR e SC - e mais isolada nos demais dias. Temperatura amena no período, devido à nebulosidade.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)


Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

leia também: Litoral catarinense registra grandes volumes de chuva e Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos de terra 

 

 

 


fonte: Defesa Civil
Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Foto: Cleiton C. Ferrasso/ Ascom SDC