A Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, atual Capela de Santo Amaro, é a única edificação de arquitetura colonial remanescente em Balneário Camboriú.

Origens

A igreja é o principal símbolo do Bairro da Barra, que é o celeiro de nascimento da cidade, onde tudo começou entre 1800 e 1840, no Arraial do Bom Sucesso. Edificada em 1810, com pedra bruta e argamassa à base de óleo de baleia e suas telhas foram moldadas de forma artesanal, nas coxas dos escravos. Em estilo português, é a primeira igreja da cidade e exibe em seu interior as imagens dos santos padroeiros, Santo Amaro e de Nossa Senhora do Bom Sucesso, doadas pela Família Real Portuguesa, no século XIX. Segundo a tradição oral, o “sino da freguesia”, na torre da igreja teria rachado no dia da abolição da escravatura, de tanto ser tocado.
A Capela de Santo Amaro traz as linhas peculiares que marcaram as edificações catarinenses. A tinta descascada das paredes posteriores deixa à mostra as pedras empilhadas, utilizadas pelos construtores da época para a sustentação das paredes. Uma nave única abriga a capela-mor e o coro.


Fonte: IBGE

Curiosidades da história

More Articles