Eventos culturais

Música, teatro, cinema e dança são algumas das atrações dos festivais e mostras que animam todo o estado.

Merecem destaque o Festival de Dança de Joinville, o tradicional espetáculo A República em Laguna, o Festival Internacional de Corais (Criciúma), além do Festinver – Festival de Inverno de Gaspar – e do Festival de Teatro Isnard de Azevedo, em Florianópolis.


GRANDE OESTE

Abelardo Luz

 

Festival da Música Popular e Sertaneja (Fempal)

Em julho.

 

Chapecó

 

Dança Chapecó – Festival Sul-Brasileiro de Dança

Vitrine da dança profissional e amadora da região Sul do país. Em setembro, no Centro de Cultura e Eventos. Fone: (49) 3322-3690.

www.escoladeartes.com.br

 

Classic Motor

Maior evento de antigomobilismo da região Oeste de Santa Catarina, envolvendo várias cidades da região e estados.Exposição de veículos clássicos e antigos atraindo muitos colecionadores.Comércio especializado de peças antigas e recuperadas, oferta de serviços exclusivos ligados a restauração e manutenção de veículos clássicos e antigos e da participação de associações e demais clubes antigomobilistas e simpatizantes. www.classicmotorchapeco.com.br

 

Maratona Fotográfica

São 12 horas ininterruptas de fotografias a partir de 12 temas pré selecionadoscomo forma de fazer um registro fotográfico da cidade de Chapecó sob diferentes olhares.Evento anual.

 

Feira das Áreas do Conhecimento, Cultura e Educação (FACE)

Informações sobre cursos, mercado de trabalho, carreira, produtos educacionais, cultura e entretenimento, além de oportunidades de estágio, programas trainee e de intercâmbio.

www.minhaface.com

 

Festival Nacional de Teatro de Chapecó

Evento anual, com objetivo de melhorar o desenvolvimento cultural da cidade, incentivar o acesso á arte teatral e oferecendo a toda população espetáculos locais e regionais,

intervenções, exposições, exibições de filmes, conversas sobre o fazer teatral e oficinas.

O acesso ao evento é gratuito.

Secretaria de Cultura (49) 3319-1010.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Maratona Fotográfica

São 12 horas ininterruptas de fotografias a partir de 12 temas pré selecionados como forma de fazer um registro fotográfico da cidade de Chapecó sob diferentes olhares.Evento anual.

 

Rodeio Artístico e Crioulo Nacional

A 1ª edição do evento realizou-se no período de 18 a 20/11/2005 no Parque de Exposições Tancredo Neves/EFAPI, pelos CTG´s de Chapecó e apoio da Prefeitura Municipal. São realizados concursos de danças tradicionais gaúchas, chula, gaita e declamação, shows e apresentações musicais, provas campeiras como gineteada, tiro de laço, entre outros, com premiação. O evento tem como objetivo principal a integração e o intercâmbio da cultura gaúcha, privilegiando a arte, o folclore, a gastronomia e os costumes gauchescos.

 

11º Acampamento Farroupilha

Evento este que tem como principal objetivo unir num mesmo local pessoas que cultivam e, ou simpatizam com a Tradição Gaúcha, mostrando a comunidade os costumes e hábitos gaudérios herdados de nossos antepassados e mantidos até hoje .

 

Guatambu

 

Rodeio Crioulo Interestadual

En novembre.

 

São Lourenço do Oeste

 

 

Festival Lourenciano de Interpretação da Canção (FLIC)

 

É o mais tradicional festival de calouros do Brasil, reunindo intérpretes de todo o país. Realizado desde 1972 ininterruptamente, no mês de julho, no Centro de Eventos São Lourenço.

 

Encontro de Corais

 

Promovido a cada 2 anos pelo Instituto Cultural, no Teatro Arno Ignácio Etges, este evento reúne coralistas de toda a região sul.

 

Mostra Cultural

 

Realizada sempre no mês de novembro, apresenta o desenvolvimento e as potencialidades artísticas da cidade através da música, dança, teatro e pintura, envolvendo em torno de 500 alunos em mais de 22 oficinas do Instituto Cultural.

 

Rodeio Crioulo

 

Organizado pelo CTG Amizade Sem Fronteiras, este vento reúne adeptos do tradicionalismo gaúcho de todo o sul do Brasil. Realizado no mês de abril, na sede do CTG.

 

 

Saudades

 

Festival Municipal e Regional da Canção

Evento de destaque regional. No segundo final de semana de agosto.

 


CAMINHO DOS CÂNIONS

Araranguá

 

Agosto Cultural

15 dias de evento com apresentações de teatro e música, lançamento de livros e oficinas culturais em vários pontos da cidade. Em agosto.

 


CAMINHO DOS PRÍNCIPES

Balneário Barra do Sul

 

Projeto Verão

Oferece aulas gratuitas de ginástica e outras atividades esportivas, além de shows nacionais e apresentações culturais, que acontecem em uma arena montada na cidade entre dezembro e janeiro. Boca da Barra, Centro.

 

Campo Alegre

 

Festival de Inverno

Apresentações artísticas, oficinas e gastronomia típica. Em julho, no Calçadão da Cascatinha, Centro.

 

Guaramirim

 

Festival de Rock Alternativo

Bandas de hardcore, metal, punk-rock e outros gêneros. Normalmente em março ou abril. Curupira Rock Club: Rua João Sotter Corrêa, 523, Centro.

 

Jaraguá do Sul

 

Festival de Música de Santa Catarina (Femusc)

Mais de 200 apresentações abertas ao público. A mostra não competitiva ocorre paralelamente ao Femuskinho (evento infantil), aos Encontros de Bandas e de Harpistas. Em janeiro. Rua Jorge Czerniewicz, 160, Czerniewicz. Fone: (47) 3373-8652.

www.femusc.com.br

 

Joinville

 

Festival de Dança de Joinville

Durante as noites do evento, apresentações de ritmos variados de dança (do balé clássico à dança de rua) são realizadas em escolas, fábricas, centros de convenções e espaços públicos da cidade. A noite de encerramento é um espetáculo à parte neste evento que atrai mais de 200 mil pessoas por edição. Paralelamente ao festival, acontece a Feira da Sapatilha, a maior feira de artigos de dança do Brasil. Em julho.

www.festivaldedanca.com.br

 

Festa das Flores

Exposição e vendas de flores (com destaque para as orquídeas) são apenas algumas das atrações dessa tradicional festa joinvillense. Há também muita música, dança e gastronomia típica. Em novembro, no Complexo Expoville.

www.festadasflores.com.br

 

Joinville Jazz Festival

Shows, jam sessions, palcos alternativos e oficinas para músicos. Em outubro.

www.joinvillejazz.com.br

 

Mafra

 

Festival de Danças

Em setembro, no Ginásio de Esportes Wilson Buch. 

Fone: (47) 3642-0488 – Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

 

 

São Bento do Sul

 

Retretas de Verão

As apresentações musicais já se tornaram tradicionais na cidade. Todas as quartas-feiras de janeiro e fevereiro no coreto da Praça Getúlio Vargas.

 


COSTA VERDE E MAR

Balneário Piçarras

 

Festival de Teatro

Grupos locais e convidados realizam espetáculos no Centro Cultural e em outros pontos da cidade. Entrada Gratuíta. Realizado em Abril.

 

Mostra de Dança

A Associação Parafolclórica Angelina Blahoblazoff convida grupos regionais e internacionais para participarem da Mostra de Dança que ocorre no mês de maio.

 

Festival da Canção – Voz Estudantil

Alunos de todas as unidades escolares do município, entre 06 e 18 anos, participam do concurso que escolhe a mais bela voz. Realizado em Agosto.

 

Noite Cultural

Apresentações de Grupos Folclóricos e artísticos e unidades escolares do município celebram as etnias e os saberes e fazeres formadores da população local. Realizada em Agosto.

 

Mostra de Cinema Infantil

Mostra realizada em parceria com o Circuito Estadual de Cinema Infantil com apresentações de filmes nacionais para alunos das unidades escolares do município.

 

Itajaí

 

Itajai sedia ao longo do ano eventos como feiras comerciais, congressos, shows musicais, esportivos, com grande destaque para as Regatas internacionais, a Marejada-Aventura pelos Mares do Mundo, com gastronomia variada e principalmente de frutos do mar, além de várias outras atrações.

No mês de julho é realizado a Festa do Colono, forma de celebrar o homem do campo e a produção agrícola. Na programação exposição agrícola, artesanato, shows musicais e artísticos e gastronomia típica do meio rural.

Anualmente é realizado o Festival de Música, um evento voltado à música popular brasileira, com shows e oficinas com grandes nomes do gênero.

Os grandes eventos náuticos estão fazendo Itajaí renovar esta sua tradição. A VOLVO OCEAN RACE, maior regata oceânica do mundo esteve em Itajaí em 2012 e volta a cidade no ano de 2015.

 


VALE EUROPEU

Blumenau

 

Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (FENATIB)

Acontece anualmente e recebe cerca de 15 mil visitantes a cada edição. É considerado pelos críticos teatrais referência nacional por contribuir para a formação e a educação de plateia infantil.

www.fenatib.com.br

 

Festival Internacional de Teatro Universitário

Promovido pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), atrai estudantes de todo o Brasil e de países vizinhos. Todas as atividades são abertas à comunidade. Sempre em julho.

www.furb.br/futb

 

Gaspar

 

Festinver - Festival de Inverno de Gaspar

Desde 1985, por iniciativa de um grupo de jovens, realiza-se o Festival de Inverno de Gaspar, em julho, com ampla programação de cinema, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas.

www.festinver.com.br

 

Timbó

 

Festinver - Festival de Inverno de Gaspar

Realizado em julho, com ampla programação de cinema, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas.

www.festinver.com.br

 

Festival da Canção de Timbó (Fescati)

Evento bianual que recebe músicos e cantores de todo o país. Em agosto, no Complexo Esportivo. Rua Gustavo Piske, s/n, Padre Martinho Stein.

 

Encontro Estadual de Dança

Evento bianual. Em maio, no Complexo Esportivo. Rua Gustavo Piske, s/n, Padre Martinho Stein.

 


ENCANTOS DO SUL

Criciúma

 

Festival Internacional de Corais

Apresentações, palestras e oficinas reúnem grupos de canto coral de outros estados e países nesse evento não competitivo. Em novembro. Fone: (48) 3445-8840 - Fundação Cultural de Criciúma.

 

Feira do Livro de Criciúma

Em agosto, no calçadão da Praça Nereu Ramos.

 

Laguna

 

A República em Laguna

Espetáculo que conta história da proclamação da República Juliana (ou República Catarinense), extensão da Revolução Farroupilha, quando da chegada de Giuseppe Garibaldi em 1839. O revolucionário italiano depois se apaixonou pela jovem lagunense Ana Maria de Jesus Ribeiro, a heroína Anita Garibaldi. Este grande evento conta com a participação de cerca de 500 atores e tem apresentações entre julho e agosto, comemorando o aniversário da cidade.

 

Tubarão

 

Encontro de Carros Antigos

Relíquias automotivas são expostas pelo Clube de Carros Antigos de Tubarão. Em outubro, no estacionamento do Farol Shopping. Av. Marcolino Martins Cabral, 2.525, Vila Moema. Fone: (48) 3621-5100.

www.farolshopping.com.br

 


CAMINHOS DA FRONTEIRA

Dionísio Cerqueira

 

Festa da Canção Popular (Fecapo) e Festa da Música Sertaneja (Femuse)

Entre junho e julho, no Grêmio Aéreo Independente. Rua Carlos Barreiro, 400, Centro.

 

Itapiranga

 

Festival da Canção Alemã e Par Folclórico

Celebrações típicas realizadas pela comunidade Kolping, na segunda quinzena de agosto.

 

Festival Canta Itapiranga

Em setembro.

 

São João do Oeste

 

Festival Municipal da Canção Alemã

Possui categorias infantil, juvenil, adulto e melhor idade. Paralelamente, ocorre o Encontro de Grupos Folclóricos com representantes de todo o município. Em maio. Rua Santa Cruz, Centro. Fone: (49) 3636-1170.

 

São Miguel do Oeste

 

Festival Municipal de Teatro

Em outubro, no auditório do Colégio São José.

 


GRANDE FLORIANÓPOLIS

Florianópolis

 

Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM)

Exibe filmes brasileiros, latinos e europeus. Normalmente nos meses de maio e junho.

www.audiovisualmercosul.com.br

 

Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA Floripa)

Reúne grupos nacionais e internacionais. Normalmente em junho.

www.fitafloripa.com.br

 

Floripa Teatro – Festival de Teatro Isnard Azevedo

Grupos brasileiros apresentam espetáculos divididos nas categorias adulto, infantojuvenil e animação de rua. Normalmente, entre setembro e outubro.

www.floripateatro.com.br

 

Mostra de Cinema Infantil

Normalmente de junho a julho.

www.mostradecinemainfantil.com.br

 

Folianópolis

Carnaval fora de época, integra o calendário das principais micaretas brasileiras. Normalmente em novembro.

 

Planeta Atlântida

Festival de rock e pop com shows de bandas nacionais e internacionais. Em janeiro.

 

Parada da Diversidade

Criada para celebrar o Dia do Orgulho Gay, é animada por carros de som, performances artísticas e shows musicais.

 


VALE DO CONTESTADO

Joaçaba

 

Festival de Dança de Joaçaba

Acontece em novembro e reúne cerca de mil bailarinos no Teatro Alfredo Sigwalt. Rua Roberto Trompowski, 63, Centro. Fone: (49) 3521-1906.

www.teatrojoacaba.org.br

 

Piratuba

 

Canta Piratuba

Em março.

 

Festival de Cinema

Em julho.

 

Fest Dança

Em novembro.

 

Treze Tílias

 

Semana da Escultura

Exposição de trabalhos de vários artistas da cidade, além de apresentações culturais e culinária típica. Em julho, no Centro de Eventos Maria Thaler Moser. Rua Antônio Carlos Konder Reis, s/n, Centro.

 


SERRA CATARINENSE

Lages

 

Festival de Teatro de Lages

Também conhecido como Fetel, é realizado em setembro no Teatro Municipal Marajoara.

 

Festa Nacional do Pinhão

Uma das principais festas regionais de Santa Catarina, reúne milhares de visitantes do Brasil inteiro com shows de artistas nacionais e o melhor da gastronomia local, tendo o pinhão como carro-chefe. O evento, realizado na época do feriado de Corpus Christi, dura dez dias e ocorre junto com o Festival de Música Nativista Sapecada da Canção. Parque de Exposições Conta Dinheiro - Av. Luiz de Camões, s/n, Conta Dinheiro. Fone: (49) 3222-7100.

www.festadopinhao.com

 

 

 

 

 


fonte: turismo gov.sc

Notícias, Dicas & Informações de Santa Catarina

More Articles