GOVERNO DO ESTADO EMPOSSA CONSELHEIROS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM ITAJAÍ

Para o prefeito de Navegantes, Emílio Vieira, a região deve definir prioridades e focar especialmente na área de saúde.

O Conselho de Desenvolvimento Regional – CDR - realizou a primeira reunião do ano, nesta terça-feira, 28, no auditório da AMFRI, em Itajaí. O CDR é um grupo formado por prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores de Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas, e dois representantes da sociedade civil organizada de cada município, que tem como missão auxiliar o Governo do Estado na tomada de decisões.

Na reunião, foram empossados os conselheiros para a gestão 2017/2020, com a presidência a cargo do secretário regional Gaspar Laus. O CDR é um órgão consultivo que tem como objetivo central o planejamento regional para a solução de problemas comuns a todos os municípios.

A convite da Agência de Desenvolvimento Regional, o diretor de Gestão da Descentralização, Osmar Eduardo Santos, e o gerente de Modernização e Contrato de Gestão, Luiz Carlos Pacheco, da Secretaria de Estado do Planejamento, falaram sobre o papel das agências e a importância do conselho. “O governo descentraliza as decisões e torna cada conselheiro um gestor público, que auxilia no planejamento e execução de novas obras, de melhorias nos serviços prestados ao cidadão. A administração é compartilhada e o governo está muito mais próximo do catarinense”, disse o presidente do CDR, Gaspar Laus.

Para o prefeito de Navegantes, Emílio Vieira, a região deve definir prioridades e focar especialmente na área de saúde. “Além do reforço de novos leitos de internação e UTI, os hospitais devem ser vocacionados, como forma de estabelecer serviços e melhorar o atendimento. Em parceria com o Governo do Estado estamos ampliando o hospital de Navegantes, mas em outras cidades o serviço público de saúde é insuficiente e isso nos sobrecarrega”, alertou. Saúde será o tema da próxima reunião do CDR, em data a ser definida. As reuniões são abertas para a comunidade.

 

 

 


fonte: Prefeitura Navegantes - Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí