FUNDAÇÃO CULTURAL DIVULGA CALENDÁRIO DE EXPOSIÇÕES NESTE MÊS DE SETEMBRO

A Fundação Cultural de Navegantes informa que neste mês de setembro, as galerias de arte do município estão com novas exposições.


Exposição Anahata

Data: De 04 a 30 de setembro
Coquetel de abertura: Dia 04 às 19h30
Hora: 08h às 21h45 (segunda a sexta-feira)
Local: Galeria de Arte Elson Renato dos Santos (CIC)
Realização: Fundação Cultural de Navegantes/Daniel Pickler/FMC
Classificação: Livre 

Sobre a exposição 

Daniel Pickler artista multifuncional, cria sua expressão artística através da transformação de materiais recicláveis, vivendo na arte sua escrita em obras desenvolvidas na expressão de uma relação, navegante do infinito.

Anahata, palavra em sânscrito que representa o coração. Assim através dos elementos utilizados nestas criações, o artista revela parte intensa de sentimentos, que abrem as portas do coração. As obras desta exposição vibram na frequência do infinito. Em respeito ao espírito de sequência da natureza, as pedras brutas e opacas lapidam-se reparando as arestas e forjando no aço a temperança.


Exposição Amorfo

Data: De 05 a 30 de setembro
Coquetel de abertura: Dia 05 às 16h
Hora: 08h às 18h (segunda a sexta-feira)
Local: Galeria de Arte Portonave
Realização: Fundação Cultural / Jan Oliveira / FMC
Classificação: Livre

Sobre a exposição

À primeira vista, as imagens da série Amorfo, remetem aos tradicionais trabalhos da arte figurativa, às litografias de um passado onde pintura, gravura, fotografia e outros processos visuais compunham um campo estético e tecnológico comum, tempo em que o domínio da ferramenta e do material não só caracterizava o artesão, mas também bastava como requisito para a legitimação do artista.

Ficamos alguns momentos com essa impressão inicial, afinal ela não é de todo equivocada: Jan M.O. do Rio de Janeiro, residente em Joinville, é um dos poucos nomes de sua geração a submeter a obra a um regime de trabalho meticuloso, a operar com precisão os elementos físicos e conceituais de sua arte e a dispor com rara habilidade tanto dos potenciais quanto das limitações do percurso poético que escolheu para si.

As obras são compostas em grafite, nanquim e spray sobre papel. 


Exposição ImaginAção

Data: De 07 a 30 de setembro
Hora: 08h às 17h30 (segunda a sexta-feira)
Local: Galeria de Arte Joaquim Rodrigues (Prefeitura)
Realização: Fundação Cultural / Belíria Boni / FMC
Classificação: Livre

Sobre a exposição

A série ImaginAção da artista Catarinense Belíria Boni é composta por 35 esculturas em metal, de tamanhos variados. Obras que surgem de um olhar diferenciado, educado pela vivência de uma infância em harmonia com a natureza.

Expressivas, harmônicas, simbólicas e originais, caracterizam-se pelo uso de materiais descartados, destituídos de sua utilidade original, como martelos, enxadas, picaretas, machados, tesouras, alicates, serrotes, utensílios de cozinha, entre tantos outros. Esses materiais remontados e ou justapostos em um novo contexto, transformam-se em peças escultóricas. A poesia e criatividade das peças, domam o frio duro do metal e dão poder para que a imaginação inverta a lógica ou dela se aproprie para navegar em leituras imagéticas das mais variáveis. A ação mediadora da mostra propõe também, conexão entre arte e preservação do meio ambiente.

 

 

 

 

 

 


fonte: Secretaria de Comunicação
Texto: Maila Santos SC 01773/JP
Secretária de Comunicação: Maria Flor