NAVEGANTES VACINA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONTRA HPV

A rede pública oferece a vacina gratuitamente para faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. São duas doses da vacina num intervalo de seis meses para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos


A vacinação é a principal forma de prevenir o HPV (Human Papiloma Vírus). Dados apontam a alta eficácia (98%) da vacina para prevenir os tipos de HPV cancerígenos 16 e 18 (presentes na? vacina bivalente e na ?quadrivalente) e os tipos 6 e 11 (vacina quadrivalente)?.

A Secretária de Saúde Adjunta, Marluza Trevisan explica que o vírus é transmitido por relações sexuais desprotegidas e está associado a diversos tipos de câncer, entre eles, o câncer de colo de útero. “ É muito importante imunizar as nossas crianças e adolescentes. A rede pública oferece a vacina gratuitamente para faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. São duas doses da vacina num intervalo de seis meses para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos,“ informa.

Para a vacinação das crianças e adolescentes é preciso a autorização dos pais ou responsáveis que devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para vacinar o seu filho contra o HPV.

Para atingir e imunizar o público-alvo foi traçada uma parceria com as Escolas por meio do PSE – Programa de Saúde na Escola. “ A coordenação da Unidade de Saúde estará agendando com a direção da escola para a vacinação nas escolas. Os pais deverão autorizar por escrito. A campanha finalizará no mês de setembro. Estima-se que dez milhões de pessoas sejam portadoras do vírus e que a cada ano são registrados 700 mil casos, sendo assim, precisamos da adesão dos jovens à vacinação, lembrando que a prevenção é o melhor caminho,” destaca.

 

 

 

 

 


fonte: Secretaria de Comunicação
Texto: Vânia Voltolini SC 01057 JP