NASF E CRMH REALIZAM SONHO DE PACIENTE COM FIBROMIALGIA DE CONHECER O AEROPORTO DE NAVEGANTES

A ida ao aeroporto pode ser rotina na vida de muitas pessoas. Mas, para a dona Maria Leonilda Bento de Andrade, é a realização de um sonho.


A ida ao aeroporto pode ser rotina na vida de muitas pessoas. Mas, para a dona Maria Leonilda Bento de Andrade, é a realização de um sonho. Ela é uma das pacientes do Grupo de Fibromialgia, uma parceria do Centro de Referência da Mulher e do Homem (CRMH) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal da Saúde de Navegantes.

Conforme o coordenador do CRMH, enfermeiro Juliano Busana, esse mês, os profissionais que acompanham o grupo de fibromialgia trabalharam o projeto “Realização de Sonhos” e estão dando um pouco de alegria na vida desses pacientes, que têm como sintomas: dores por todo o corpo, sensibilidade nas articulações, músculos e tendões.

Dona Maria Leonilda, juntamente com o grupo, foi recepcionada por uma funcionária da Infraero, que a levou para conhecer toda a estrutura, assim como o serviço operacional do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder. Inclusive, conheceu o interior de um helicóptero que estava pousado no local. Lágrimas de emoção não faltaram nesse momento que, com certeza, Dona Maria Leonilda nunca mais esquecerá.

Grupo de Fibromialgia

Os encontros do Grupo de Fibromialgia acontecem todas as sextas-feiras e contam com a colaboração da equipe técnica do CRMH, formada por um enfermeiro e uma psicóloga. Para participar, é necessário que as unidades básicas de saúde do município encaminhem os pacientes para o NASF. Lá, é realizada uma entrevista de avaliação e os pacientes que se enquadram são inseridos no grupo.

 

 

 

 

 


fonte: Secretaria de Comunicação
Texto: Louise Benassi

 

fonte: Secretaria de Comunicação