SAÚDE DE NAVEGANTES ZERA A FILA DE ESPERA PARA CIRURGIAS DE CATARATA

o mutirão beneficiará 216 pessoas que aguardavam na fila de espera pelo procedimento


Os pacientes que aguardavam na fila de espera para as cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS) receberam do setor responsável, o Laudo de Internação Hospitalar para a realização dos procedimentos. O mutirão acontecerá a partir do dia 20 até o dia 28 de fevereiro. A iniciativa conta com a parceira da Prefeitura de Navegantes, custeada com recursos estaduais e deve zerar a fila de espera existente no município.

De acordo com o Secretário de Saúde, Alcídio Reis Pera (Cidinho), o mutirão beneficiará 216 pessoas que aguardavam na fila de espera pelo procedimento. “Esta campanha de cirurgias ajudará muita gente que voltará a enxergar, permitindo um novo olhar para uma vida mais saudável e feliz,“ destacou o secretário. 

Saiba mais:

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho que tornou-se opaco, referenciado como catarata. Cristalino é uma lente que temos no nosso olho e que como o próprio nome diz é transparente. Com o passar dos anos e devido as variações metabólicas das fibras do cristalino induzidas principalmente pela radiação ultravioleta, essa lente natural perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata. A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética, chamada lente intraocular, sendo assim recuperada a transparência.

 

 


fonte: Secretaria de Comunicação
Texto: Vânia Voltolini SC 01057 JP
Saiba mais: Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.