Sede de um porto e de um dos principais aeroportos internacionais de Santa Catarina, Navegantes mantém a vocação ligada ao mar e ao mundo náutico.

O município de colonização açoriana destaca-se economicamente pelas atividades ligadas à pesca (é o terceiro maior centro de captura e beneficiamento de pescado da América Latina) e à construção naval, com uma numerosa quantidade de estaleiros navais.

As praias do Gravatá, do Pontal, Central e Meia Praia são as principais atrações para os turistas, com boas condições para o surfe, pesca e outras atividades de lazer. Na alta temporada, a cidade também ganha uma vida noturna agitada nos picos mais procurados pelos surfistas e na orla gastronômica.

Festas e Eventos / Festas Nacionais /Navegafolia/Carnaval

Musicais, bailes públicos, desfiles de escolas de samba e blocos carnavalescos animam os cinco dias de festa, com destaque para o Navegay, que sai na segunda-feira de carnaval. Os blocos saem na Avenida João Sacavém, no Centro, e seguem pelas praias.

O Carnaval e o Navegay - O carnaval de Navegantes está entre os melhores do estado, devido à sua beleza, tradição e organização das escolas de samba. Na avenida Beira-Mar, as arquibancadas ficam repletas de turistas e moradores para assistir de perto a todos os blocos e escolas.


Famoso pela irreverência, o Navegay reúne milhares de foliões da região e de todo o país na segunda-feira de carnaval, que alegra as ruas da cidade com homens vestidos e caracterizados de mulher e vice-versa. Participam as drag queens e foliões travestidos de odaliscas e princesas. O desfile é acompanhado por vários trios elétricos que percorrem toda a avenida, finalizando com o baile carnavalesco na Praça da Praia.

Celebrações Religiosas

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
A procissão fluvial é realizada desde 1986, em 2 de fevereiro. Reúne dezenas de embarcações e percorre cerca de 5 km no Rio Itajaí-Açu. Espalhadas pelas margens, milhares de pessoas admiram o cortejo de barcos enfeitados com flores, balões e bandeirolas. A imagem da santa é levada a cada por uma embarcação diferente, numa verdadeira manifestação de fé.


Além da tradicional procissão fluvial, a programação inclui novenas e missas, espetáculos artísticos, shows musicais, feira comercial, gastronomia e procissão a pé conduzindo a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes pelo centro da cidade. São 10 dias de festa, entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro.

Festas Típicas

Festa do Pescador
Destaque para a gastronomia típica à base de frutos do mar. Em julho, no Bairro de Machados.

Aniversário do município
Feira agrocomercial, competições esportivas, shows nacionais, regionais e apresentações culturais durante todo o mês de agosto.