Navegantes vai encantar você!

Conheça as belezas da nossa cidade, receba o carinho do nosso povo e sinta-se em casa.

Privilegiada pela natureza, a cidade de Navegantes nasceu voltada para o mar e logo foi colonizada por açorianos. Conta com um povo hospitaleiro e ostenta um dos mais belos balneários de Santa Catarina, com inúmeros pontos turísticos. Destaque para o Farol da Barra, com a entrada e saída de navios diariamente, o aeroporto, e suas praias, que durante a temporada, recebem veranistas e turistas de todos os locais do país.

Navegantes tem 11km de orla marítima com dunas cobertas por vegetação nativa preservada em quase toda a extensão. A larga faixa de areia é um espaço privilegiado para esportes como futebol e vôlei de praia. O novo calçadão com deck, ciclovia e iluminação proporcionarão excelentes caminhadas. 

 

Pontos turísticos

Farol da Barra

Localizado na Foz do Rio Itajaí-Açu, indica o molhe Norte da entrada do Porto e do Píer Turístico de Itajaí. À noite, sua luz pode ser vista a até 10 milhas náuticas de distância. Os navios e transatlânticos que entram e saem do canal passam próximos ao molhe, proporcionando uma visão interessante e apreciada por turistas e moradores. Construído entre 1930 e 1938 para manter o canal aberto e com profundidade suficiente para navegação, o molhe também oferece uma bela vista panorâmica da Praia do Pontal, de um lado, e do centro de Itajaí, do outro.

 

Pedra da Miraguaia

Localizada na Praia de Gravatá, é um viveiro natural de mariscos. Atrai os apreciadores da pesca de arremesso durante todo o ano. 

 

Aeroporto

O aeroporto Internacional Ministro Victor Konder é o segundo maior do Estado e exerce papel importante na economia e turismo da cidade.

 

Morro da Pedra

Indicado para quem aprecia o turismo ecológico e de aventura. Localizado no bairro de Escalvados, zona rural do município, o Morro da Pedra oferece uma visão privilegiada da região e possui rampas para voos de asa-delta e parapente.

 

Ferry-boat

Na Praça Nossa Senhora dos Navegantes fica o terminal de ferry-boats que fazem a travessia de Navegantes a Itajaí. 

 

Avenida Portuária

É considerado um dos mais novos cartões postais de Navegantes e representa o crescimento e o desenvolvimento da economia da cidade.

 

Píer Turístico e Prefeitura

Permite uma bela visão do rio Itajaí-Açu e também prática de pesca de arremesso. E possui rampa de atracação para pequenas embarcações.

 

Avenida Beira-Mar

A avenida dá acesso a um belíssimo cenário da natureza: a orla, com as suas dunas cobertas por vegetação nativa preservada em quase toda a extensão. E agora com o Projeto Nossa Praia – com construção de decks, ciclovia e iluminação – proporcionará o lazer com mais qualidade.

 

Praia do Gravatá

A Praia do Gravatá fica no extremo Norte de Navegantes. Balneário badalado no verão, tem vida noturna movimentada, bares e restaurantes. Além de frequentada por banhistas, é procurada por surfistas, atraídos pelas ondas que quebram próximas às pedras. A pedra da Miraguaia é um famoso ponto de pesca que enriquece a beleza do lugar.

 

Praia Central e do Pontal

No extremo oposto do município e na mesma faixa de areia fica a Praia do Pontal. Os praticantes de surfe e body board também se concentram nesse ponto devido á perfeição das ondas.

 

Meia Praia

Entre as praias do Pontal e a do Gravatá esta a Meia Praia, frequentada por veranistas, e a Praia Central. Todas as quatro praias são ótimas para a prática de pesca de arremesso. 

 

Santuário

O Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes é visitado por milhares de fieis durante o ano.

 

Economia

Navegantes desponta no cenário econômico, e recentemente foi considerada uma das cidades que mais cresce economicamente no país. A relação com o mar faz de Navegantes um município que se destaca pelas atividades ligadas à pesca, que representam 70% da economia local. Destaque para o Porto e a indústria naval: estaleiros que aliam tradição artesanal a técnicas modernas que constroem e exportam embarcações e iates de luxo. O parque naval é um dos maiores da América Latina.

 

Gastronomia

A culinária local tem herança açoriana. Os pratos típicos são feito à base de peixe e frutos do mar, mas a cidade tem restaurantes com cardápios variados, incluindo boas pizzarias e churrascarias.

 

Festas e Eventos

O Carnaval e o Navegay - O carnaval de Navegantes está entre os melhores do estado, devido à sua beleza, tradição e organização das escolas de samba. Na avenida Beira-Mar, as arquibancadas ficam repletas de turistas e moradores para assistir de perto a todos os blocos e escolas.

Famoso pela irreverência, o Navegay reúne milhares de foliões da região e de todo o país na segunda-feira de carnaval, que alegra as ruas da cidade com homens vestidos e caracterizados de mulher e vice-versa. Participam as drag queens e foliões travestidos de odaliscas e princesas. O desfile é acompanhado por vários trios elétricos que percorrem toda a avenida, finalizando com o baile carnavalesco na Praça da Praia.

 

Festa Nossa Senhora dos Navegantes

A procissão fluvial é realizada desde 1986, em 2 de fevereiro. Reúne dezenas de embarcações e percorre cerca de 5 km no Rio Itajaí-Açu. Espalhadas pelas margens, milhares de pessoas admiram o cortejo de barcos enfeitados com flores, balões e bandeirolas. A imagem da santa é levada a cada por uma embarcação diferente, numa verdadeira manifestação de fé.

 

Aniversário do Município

A emancipação política de Navegantes é festejada em 26 de agosto, mas durante todo o mês são desenvolvidas atividades alusivas à data, com exposições, competições esportivas, shows nacionais, regionais e apresentações culturais.

 

 

 


fonte: Secretaria do Turismo, Cultura e Esporte de Navegantes

Foto: João Scharf - BlogdoGuia