Os estádios da Copa do Mundo da Rússia

O Mundial de 2018 será disputado em um total de 12 arenas entre 14 de junho e 15 de julho. Conheça cada um dos locais do torneio.

Estádio Luzhniki, Moscou
O estádio principal tem capacidade para 81 mil pessoas. Ele será o palco, entre outros jogos, da partida de abertura, da final da Copa do Mundo e de uma das semifinais. O estádio, que foi reformado para o Mundial, já sediou a final da Liga dos Campeões e os Jogos Olímpicos de 1980. 

Arena de Ecaterimburgo


Construída em 1953, a Arena de Ecaterimburgo foi reformada para a Copa do Mundo de 2018. O estádio, com capacidade para 35 mil, é a casa do FC Ural, time da primeira divisão russa. Ecaterimburgo é o local mais ao leste entre as cidades-sede. 

Estádio de São Petersburgo


Palco da Copa das Confederações de 2017, a nova casa do Zenit São Petersburgo tem espaço para 68 mil espectadores. Lá, serão realizadas uma das semifinais e a partida que definirá o terceiro lugar. O estádio também vai sediar um jogo das oitavas de final, assim como partidas da primeira fase, incluindo o jogo entre Brasil e Costa Rica, em 22 de junho. 

Arena Cosmos, Samara


Com capacidade para 44 mil pessoas, este estádio foi construído para a Copa do Mundo na cidade de Samara, sexta maior localidade do país. É aqui que os anfitriões russos vão jogar sua última partida da primeira fase. Entre outros, um jogo das oitavas de final e outro das quartas de final também serão disputados no lugar. 

Arena de Volgogrado


Construído no terreno do antigo Estádio Central de Volgogrado (antiga Stalingrado), perto do rio Volga, este estádio pode comportar mais de 45 mil espectadores e será utilizado apenas na primeira fase. Após a Copa do Mundo, ele se tornará a casa do Rotor Volgograd, um clube que joga na segunda divisão da Rússia. 

Arena Mordovia, Saransk


O arquiteto alemão Tim Hupe projetou este estádio novinho em folha para a Copa do Mundo. A construção tem capacidade para 44 mil e só hospedará partidas da primeira fase. Após o torneio, os assentos superiores serão desmontados, e o estádio será entregue ao time russo Mordovia Saransk, da terceira divisão 

Arena de Rostov


A Arena de Rostov, com capacidade para 45 mil pessoas, é um dos novos estádios construídos especificamente para a Copa do Mundo. O estádio vai receber quatro jogos da primeira fase – incluindo a estreia do Brasil no Mundial, dia 17 de junho, contra a Suíça – e um jogo das oitavas de final. Depois do torneio, será a nova casa do FC Rostov. 

Estádio de Nizhny Novgorod


Este estádio, com capacidade para 45 mil pessoas foi construído especialmente para a Copa do Mundo. Nele, serão disputados quatro jogos da primeira fase, assim como uma partida das oitavas de final. Após o torneio, deverá se tornar o lar do Olimpiyets Nizhny Novgorod, da segunda divisão russa. 

Estádio de Kaliningrado


Este é o único local da Copa do Mundo em um enclave da Rússia - Kaliningrado é um território entre a Polônia e a Lituânia. O estádio, com capacidade para 35 mil pessoas, foi construído especialmente para a Copa do Mundo. O local será usado apenas durante a primeira fase e se tornará a nova casa do Baltika Kaliningrad, clube da segunda divisão da Rússia. 

Estádio Spartak, Moscou


Apesar de ter sido usado para a Copa das Confederações, o prédio, com capacidade para 45 mil pessoas, será usado apenas em quatro jogos da primeira fase – incluindo a partida entre Brasil e Sérvia, em 27 de junho – e num jogo das oitavas de final. A arena foi reaberta em 2014 e é a casa do Spartak Moscou, o clube de futebol mais bem-sucedido da Rússia. 

Arena Kazan


O local, que já sediou a Copa das Confederações, será usado nas oitavas de final, nas quartas de final e em quatro jogos da primeira fase. A capacidade do estádio é de 41,5 mil. Inaugurado em 2013, o lar do clube Rubin Kazan teve sua pedra fundamental colocada por Vladimir Putin. 

Estádio de Fisht, Sochi


Este estádio com capacidade para 41,2 mil pessoas foi construído para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Uma grande parte da cobertura foi removida para se adequar ao futebol. Uma partida das oitavas de final e outra das quartas de final acontecerão aqui, assim como quatro jogos da primeira fase.

 

 

 

 


fonte: DW

Saúde & Bem Estar

More Articles

Tecnologia

More Articles