Delegação brasileira chega em Lima para os Jogos Parapan-Americanos

São 513 pessoas, sendo 337 atletas, incluindo atletas-guia. Destes, 261 recebem Bolsa Atleta

Seleção Parapan - Foto: Divulgação/CPB

A delegação brasileira já ocupa parte da Vila dos Atletas dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Parte da equipe chegou na manhã de sábado (17), à capital peruana, com representantes do atletismo, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa e vôlei sentado, assim como alguns membros da equipe técnica e administrativa. A abertura dos Jogos Parapan-Americanos acontecerá no dia 23, no Estádio Nacional, e o evento se encerrará no dia 1º de setembro.

O Brasil será representado por 337 atletas. Ao todo, a delegação será composta por 513 pessoas. No último domingo (18), foi a vez do basquete em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô e natação seguirem viagem a Lima. Dos atletas da delegação, 261 são contemplados pelo Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania. O investimento é de R$ 18,1 milhões ao ano.

"A minha expectativa é a melhor possível. Quero jogar bem aqui em Lima, chegar ao lugar mais alto do pódio. Estou muito ansiosa para abrir a Vila dos Atletas e ver como serão as coisas. Estou confiante que será uma boa competição", disse a paulista Jennyfer Parinos, 23, que faturou a medalha de prata em simples há quatro anos, na edição de Toronto dos Jogos Parapan-Americanos.

"Eu estou bem ansioso, principalmente por causa da medalha no Mundial Júnior que eu conquistei no Cazaquistão, no mês passado. Espero repetir uma conquista e conseguir um lugar no pódio. Estou bem curioso para ver como está a estrutura, pois ouvi muitas coisas boas sobre o clima em Lima", disse o amazonense Lucas Manoel, de 17, um dos atletas mais jovens da equipe.

Delegação
Esta é maior delegação brasileira na história de Parapans e todas as 17 modalidades terão representantes nacionais. O Brasil busca repetir o feito das três últimas edições dos Jogos continentais. Desde o Rio 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim em 2007, em Guadalajara 2011 e em Toronto 2015. Neste último, foram obtidas 257 medalhas, das quais, 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.

Confira abaixo a relação completa da divisão de embarque dos atletas brasileiros.
Dia 20 (terça-feira) - atletismo, natação, tênis em cadeira de rodas e tiro esportivo
Dia 21 (quarta-feira) - ciclismo
Dia 23 (sexta-feira) - bocha, ciclismo, parabadminton, parataekwondo

 

 

 


Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com informações da Secretaria Nacional do Esporte

Saúde & Bem Estar

More Articles

Tecnologia

More Articles