Quatorze atletas do Parapan de Lima estarão nas Paralimpíadas Universitárias 2019

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, vai receber as Paralimpíadas Universitárias nos dias 25 e 26 de julho. Ao todo, 382 atletas de 21 estados mais o Distrito Federal estão inscritos. Entre os participantes, 14 convocados para integrar a delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em agosto.

As Paralimpíadas Universitárias têm como objetivo estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual ou intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, para promover uma ampla mobilização em torno do esporte.

Com vaga no Parapan, Vitor Tavares, do badminton paralímpico, é um dos destaques das Paralimpíadas Universitárias. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.brCom vaga no Parapan, Vitor Tavares, do badminton paralímpico, é um dos destaques das Paralimpíadas Universitárias. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

"As Paralimpíadas Universitárias são uma forma de divulgar o esporte e representar a minha instituição. Além de mostrar o nosso trabalho, é uma boa oportunidade para competir com pessoas diferentes, que muitas vezes não estão no alto rendimento, e isso ajuda como treino. Outra questão interessante é estar com pessoas que vivem a mesma situação, precisar conciliar estudo e treinos", contou Vitor Tavares, que cursa o primeiro período de educação física à distância, na UNINTER.

O paranaense representará o Brasil nas disputas do parabadminton, da classe SS6 (para baixa estatura), no Peru. Também estão entre os convocados para o Parapan, que competirão nas Universitárias: as gêmeas paranaenses Beatriz e Débora Borges (classe S14), da natação; a potiguar Thalita Simplício (T11), do atletismo; o paranaense Leonardo Zuffo (SL3), do parabadminton; Millena dos Santos (7), do tênis de mesa.

A cerimônia de abertura das Paralimpíadas Universitárias será na quarta-feira, 24, às 19h, na quadra de futebol de 5 do Centro de Treinamento Paralímpico. Na edição 2019, serão disputadas oito modalidades: atletismo, bocha, basquete 3x3, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

Esta é a terceira edição da competição. Grandes nomes como a maior medalhista paralímpica feminina brasileira Adria Santos, que coleciona 13 medalhas paralímpicas, também participarão. As Universitárias são uma continuidade das Paralimpíadas Escolares, das quais podem participar atletas de 12 a 17 anos. No evento universitário, a disputa é por instituição de ensino e não por estado, como ocorre nas Escolares. Em 2018, o Centro Universitário Celso Lisboa-RJ foi o campeão e 292 atletas participaram da competição.

As Paralimpíadas Universitárias são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Secretaria de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Serviço
Data: 25 a 26 de julho
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro - Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 - ao lado do São Paulo Expo

 


fonte: Ministério da Cidadania

Esportes

More Articles

Saúde & Bem Estar

More Articles