Project CARS

Com um visual belíssimo, é o jogo de corrida mais completo do momento.

"Project CARS" foi anunciado em 2011 pela Slightly Mad Studios como um projeto ambicioso de simulador de corridas produzido com a ajuda dos fãs do gênero. Para isso, foi criada a WMD (World of Mass Development), uma plataforma criada pela produtora em que o jogador pode participar da criação do game com ideias e acesso direto aos desenvolvedores. Além disso, os jogadores também teriam acesso às "builds" do game, ou seja, todas as versões do título, da primeira jogável à versão final disponibilizada nas lojas.

O projeto foi quase todo financiado por jogadores da comunidade que adquiriram pacotes baratos em 2011, em que cada um dava acesso especifico a várias funções da produção do game. Além disso, esses jogadores receberiam uma porcentagem dos lucros sobre as vendas do jogo nos dois primeiros anos após o lançamento. Era um projeto inédito voltado exclusivamente para um público específico de simuladores.

Aliás, vale lembrar que termo "CARS" no título do jogo não quer dizer exatamente "CARROS", mas sim uma abreviação de "Community Assisted Racing Simulator".

Pouco tempo depois o jogo foi anunciado também para Playstation 3 e Xbox 360, mas o sonho durou pouco já que, em 2013, a Slightly Mad Studios divulgou que essas versões seriam canceladas e que seria iniciada a produção para Playstation 4 e Xbox One - consoles recém-anunciados na época.

Com os anúncios para consoles, a ideia inicial de ser um simulador realista deixou de existir, embora não explicitamente. Mas quem jogou as primeiras builds e a versão final, percebeu a enorme diferença. Essa mudança é relativamente justa já que o público dos consoles não está habituado a simuladores, o que exigiria um equipamento muito mais profissional (leia-se volantes completos com Force Feedback, embreagem, cambio e etc.) 

Isso quer dizer que "Project CARS" não é um simulador como muita gente pensa. Pode-se dizer que ele é um misto de um arcade um pouco mais sério com algumas funções vistas em simuladores, como a parte multiplayer e de garagem.

A versão testada é a PC, portanto não vou entrar em detalhes em relação as versões para PS4 e Xbox One, porque, embora haja bastante similaridade, há diferenças técnicas ao usar um conjunto poderoso de volante com 900º ou 1080º de rotação e controle total de Force Feedback configurados por meio de drivers, o que não existe nos consoles.

Simulador ou arcade?

A jogabilidade é prazerosa, não é tão difícil quanto se imaginava. Pode-se dizer que "Project CARS" é o sucessor espiritual da franquia "Need for Speed SHITF". Não é uma mera coincidência que a produtora seja a mesma. Alguns carros são relativamente fáceis de pilotar, principalmente os Fórmulas. Já outros, como o Ford Mk IV, são bem mais complexos e exigem um certo treino para que o jogador se torne competitivo.

Essa diferença entre as modalidades faz com que o jogo atinja todo tipo de público, desde aqueles mais assíduos por dificuldade que lembra mais simulação, quanto àqueles que gostam de apenas se divertir, inclusive usando as diversas ajudas presente no game.

O jogo permite usar todo tipo de ajuda, até mesmo na direção do carro. Ou seja, se habilitar todas, o carro inicia até mesmo a tangência das curvas, o que torna o jogo mais acessível àqueles que não possuem um conjunto de volante e pedais. Além disso pode-se ajustar a IA do game, assim o jogador poderá "vencer" qualquer corrida, principalmente no modo Carreira.

Resumindo, a jogabilidade de Project CARS abrange todo tipo de público. É extremamente amigável, a ponto de qualquer pessoa conseguir jogar sem maiores problemas. Apesar de ainda ser um Arcade, fãs de simuladores mais complexos também podem usufruir do game, inclusive retirando todo o HUD (dados que aparecem na tela como mapa, velocidade, danos, marcha, dentre outras coisas), o que cria uma imersão ainda maior.

Tal qual um bom simulador, "Project CARS" permite corridas com quantidade de competidores e voltas reais de acordo com a modalidade escolhida. Além disso, há a possibilidade de pit stop, principalmente se o jogador ativar o consumo de combustível, desgaste do pneu e o damage real dos veículos. Juntando tudo isso, é possível criar até 4 níveis de mudança climática em que o clima pode variar de sol forte a uma tempestade de raios numa mesma corrida.

Falando em tempestade, a chuva presente no game muda radicalmente a jogabilidade, obrigando o jogador a parar no box para troca de pneus. E quando a corrida começa com tempo bom, muda para chuva fraca, depois temporal forte e depois o tempo clareia novamente? A sensação ao participar de uma corrida assim é única. Cria-se inúmeras táticas junto à equipe de engenheiros, principalmente para a troca de pneus. Pior quando o engenheiro avisa que vai vir chuva forte, você resolve trocar os pneus, e a tal chuva não chega. Realismo impressionante.

Diversidade

Esta é a palavra que define "Project CARS": diversidade. Há inúmeras opções de jogo para todo gosto. Desde um poderoso modo Carreira, até modo de corrida solo, treino livre, tomada de tempo, multiplayer e eventos da comunidade.

A tomada de tempo é particularmente interessante porque possibilita correr contra qualquer pessoa, ou seja, é possível adicionar carros fantasmas ao jogo selecionando qualquer jogador do Placar de Líderes, até mesmo o recordista mundial da respectiva pista e carro. É bom para saber como aquele jogador conseguiu fazer um determinado tempo que até então parece impossível.

O modo Carreira é outro ponto alto de "Project CARS". Tudo ali foi feito nos mínimos detalhes com dezenas de campeonatos de várias modalidades, divididos em temporadas, tal qual a vida real. Há exatos 32 campeonatos diferentes, incluindo Formula C British Series, LMP1 Pan-Euro Masters, GT3 UK Trophy, Historic TGA Evo2 Drivers Classic, American Endurance Championship, Formula Rookie Euro Trophy, Renault UK Clio Cup, Kart One Championship e Tri-Nations 1000 LMP Series, dentre outros.

Cada modalidade possui suas próprias regras, e o jogador recebe inúmeros e-mails e também curiosas mensagens de fãs através de um Chat com mensagens fictícias do Twitter. Além disso, dependendo da sua performance, poderá receber convites para participar de outras modalidades como convidado especial. Isso é interessante para que o jogador teste outros carros e assim decida se quer mudar de campeonato ao fim da temporada atual.

Qualidade técnica impecável

O que mais se falava na divulgação de "Project CARS" era sobre o seu visual, a parte gráfica que beirava o real. De fato o gráfico é extremamente detalhado, tanto os veículos - incluindo a parte interna - quanto os circuitos.

No geral, os efeitos climáticos são de cair o queixo. É inevitável a comparação com a chuva presente em "DriveClub" (do Playstation 4), na qual virou um parâmetro no assunto, não pela qualidade, mas sim pela tecnologia empregada para recriar as gotas de água. Nesse caso, "Project CARS" fica aquém do realismo visto no game da Sony no que se refere às gotas de água escorrendo pelo para-brisa e lataria dos veículos. Mesmo assim, a sensação de pilotar em meio a uma tempestade, é única.

As texturas são acima de média, podendo chegar a incríveis 12K de resolução, algo inédito no mundo dos games. Os efeitos de iluminação são de cair o queixo. Os raios solares interferem diretamente na corrida, criando um clarão que faz o jogador querer desviar o olhar e, assim, perder a concentração por alguns segundos. Apesar de às vezes aparecer exagerada, basta assistir a alguns vídeos de corridas reais para ver que isso de fato isso acontece em alguns casos, principalmente corridas de 24h. Realmente incrível.
 


Fonte Adrenaline Games

Games

More Articles

Tecnologia

More Articles