Irã reabre mercado interno para carne produzida no Brasil

 

Além de suspender a compra da proteína animal, órgãos iranianos de controle sanitário haviam pedido mais informações ao governo brasileiro

Importante mercado importador de produtos brasileiros, o Irã reabriu o mercado para a carne bovina brasileira. O anúncio foi feito pelo presidente da República, Michel Temer, nesta quarta-feira (29), durante assinatura do decreto de revisão do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), no Palácio do Planalto.

 

“São fatos importantes, convenhamos, são US$ 380 milhões. É um mercado importantíssimo para o Brasil”, afirmou o presidente, ao fazer o anúncio da decisão das autoridades iranianas. Além do Irã, China, Hong Kong, Egito, Coreia do Sul, Barbados e Chile já decidiram pela retirada do embargo.

 

Para o ministro da Agricultura, Pecuário e Abastecimento, Blairo Maggi, o fim dos embargos é uma conquista para o Brasil, mas ainda há trabalho a ser feito: a manutenção dos mercados internacionais com viagens e encontros com autoridades estrangeiras.

 

“Acho que vencemos uma boa parte da batalha, porém a outra virá daqui para frente, que é a reconquista de mercados”, declarou. “Esta vitória do Brasil demonstra que, nas piores dificuldades, se formos organizados e transparentes, não há o que não possa se vencer”, concluiu o ministro da pasta.

 


Fonte: Portal Planalto