Pagamentos de cotas do PIS/Pasep são retomados nesta quarta-feira (8)

Cotistas de todas as idades deverão sacar os valores até 28 de setembro

Neste ano, Governo do Brasil liberou saque do PIS/Pasep a cotistas de todas as idades

A partir desta quarta-feira (8), o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal retomam o pagamento das cotas do PIS/Pasep a cotistas de todas as idades que trabalharam entre 1971 e 1988. No total, 23,8 milhões de brasileiros têm direito ao saque desses valores.

Desde o ano passado, quando as regras de acesso a esses recursos foram flexibilizados, cerca de R$ 6,6 bilhões já foram sacados. A expectativa é que os saques dos fundos do PIS/Pasep injetem cerca de R$ 35,7 bilhões na economia.

Em julho, os pagamentos foram interrompidos para o tradicional reajuste do fundo PIS/Pasep, que neste ano foi fixado em 8,97%

Cronograma

Cotistas de todas as idades deverão sacar os valores junto ao fundo até 28 de setembro. Depois dessa data, os pagamentos voltam a ficar disponíveis apenas para maiores de 60 anos, aposentados, pessoas em situação de invalidez, pessoas com enfermidades específicas, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e herdeiros de cotistas já falecidos.

Para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, os pagamentos serão feitos automaticamente a partir desta quinta-feira (8), ao longo de uma semana.

A partir da próxima terça-feira (14), os valores estarão disponíveis para os demais beneficiários, nas agências desses bancos – Caixa Econômica para quem trabalhou na iniciativa privada e Banco do Brasil para aqueles que estavam no serviço público entre 1971 e 1988.

Para checar o saldo junto aos bancos é preciso levar um documento de identificação ou o número de registro do PIS/Pasep às agências bancárias. As duas instituições também oferecem essas consultas por meio das páginas da internet www.caixa.gov.br/cotapis e www.bb.com.br/pasep.

 

 

 

 

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Planejamento e Caixa
Foto: Marcos Santos/USP Imagens